Sim, o CESVI já tem estudado os veículos
chineses que estão desembarcando no Brasil. Tudo para apresentar ao consumidor
daqui, em primeira mão, as avaliações sobre modelos que têm gerado muita
expectativa no nosso mercado.
Desta vez, a nossa pista de crash-tests
recebeu a J6, da Jac Motors. Trata-se de uma minivan, que pode vir em cinco ou
sete lugares, com motor 2.0 16v, e freios a disco nas quatro rodas, que contam
com sistemas ABS (antibloqueio das rodas) e EBD (que controla eletronicamente a
distribuição da força da frenagem em cada roda).
A seguir, você confere como a J6 se
comportou nos ensaios de impacto promovidos pelo CESVI BRASIL. O modelo ficou
com uma classificação apenas intermediária no ranking CAR Group: 43.
Impacto dianteiro
A J6 possui um absorvedor de
polipropileno, que tem a função de absorver parte da energia do impacto em
colisões de baixa velocidade. Esse absorvedor exerceu de forma satisfatória a
sua função, pois evitou que componentes mecânicos, como o radiador, o eletroventilador
e o condensador do ar-condicionado, não fossem atingidos nesse tipo de simulação.
Porém, a ausência do crash-box fez com que
uma grande quantidade de peças tivesse de ser substituída na parte dianteira.
Houve necessidade do processo de estiramento, além da substituição parcial da
longarina dianteira esquerda, da travessa inferior do radiador e dos alojamentos
dos conjuntos ópticos.
O alto custo da reparação dianteira,
quando comparado com o de seus concorrentes, foi o fator que influenciou para a
terceira colocação do veículo no ranking CAR Group de sua categoria.
Todos esses componentes tiveram de ser
substituídos: capô, dobradiças do capô, para-choque dianteiro, suporte inferior
de fixação do para-choque, grade do radiador moldura central de fixação da
placa, moldura do farol de neblina, absorvedor de impacto, presilhas de fixação
do absorvedor de impacto, travessa frontal, conjuntos ópticos, alojamentos dos
conjuntos ópticos, travessa inferior do radiador, longarina da lateral esquerda,
para-lama, para-brisa, grade do para-brisa, presilhas de fixação (grade do
para-brisa, para-barro, para-choque), suporte de fixação da bateria, ressonador
do motor e ponta do duto de entrada do ar de admissão do motor.
Impacto traseiro
A região traseira da J6 não possui um
crash-box ou um absorvedor de impacto, mas conta com uma travessa central que
também tem a função de minimizar danos em colisões de baixa velocidade.
Essa travessa minimizou os danos,
possibilitando o reparo de peças como a longarina do lado direito, o painel
traseiro, o reforço inferior do painel traseiro, o fechamento desse painel, o assoalho
traseiro, o complemento do assoalho, a lateral traseira, a caixa de roda, a soleira
traseira e o suporte de fixação do escapamento.
Outro aspecto positivo da análise da
traseira foi o fato da tampa traseira não ter sido atingida no impacto.
Os altos tempos de trabalho na bancada, mais
funilaria e pintura, contribuíram para a classificação intermediaria da J6 na
categoria minivan média.
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