quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Cuidando bem da pistola de pintura

Por Misael do Carmo dos Santos
Colaborador da oficina CESVI BRASIL


Para não dar zebra no seu trabalho de pintura, é importante manter suas ferramentas muito bem cuidadas. Tratando bem delas, o resto é com o seu talento.
É o caso da pistola de pintura. Siga as dicas do CESVI para que a sua ferramenta de trabalho esteja sempre pronta para atender às necessidades do serviço.

- Sempre limpe a pistola com thinner após usar. Cuidado para não deixar resíduos, que podem danificar as vedações internas. E muito carinho na hora de retirar a capa e o bico.

- Ao aplicar a tinta, use um leque menor para economizar material. O normal é usar de 2,5 a 3 voltas, mas isso pode variar de acordo com a marca do equipamento.

- Para uma pintura uniforme, o ar deve estar livre de partículas sólidas e óleos. Confira se a manutenção do compressor e a da rede de ar estão em dia.

- As pistolas HVLP (“alto volume, baixa pressão”) costumam ter uma regulagem de ar que gira em torno de 2 a 2,5 bar de pressão. Use um manômetro na entrada da pistola para controlar melhor essa pressão.

- Quer que os resultados da pintura sejam 100%? Faça o trabalho todo dentro do ambiente mais adequado: a cabine de pintura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário